Televendas

Contato (65) 99926-5561

Ligamos para você

Informe abaixo seu número de telefone para entrarmos em contato:
Confirme que você é humano

Dúvidas Frequentes


  • Os recursos do FGTS podem ser utilizados para a compra de imóveis até 500 mil reais e que sejam residenciais urbanos.

    Para utilizar o FGTS na compra de um imóvel será preciso comprovar que você trabalhou pelo menos 3 anos com a carteira assinada sob o regime do FGTS.

    Se você for proprietário de algum imóvel (construído ou em construção) no município onde deseja realizar uma compra ou na região metropolitana da cidade também não poderá utilizar o FGTS para isso.

     

  • Este valor é variável de acordo com a sua renda familiar total declarada, normalmente entre 20% e 30% do custo do imóvel.
     

  • Caso você trabalhe com carteira assinada poderá comprovar renda através do contracheque, da carteira de trabalho, do imposto de renda ou da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

    Agora, caso você seja autônomo, basta juntar os extratos bancários, comprovante de transações e pagamentos, a declaração do imposto de renda e o carnê do INSS, somado à comprovação de trabalho autônomo.

  • Se você for comprar um imóvel como Pessoa Física, são os seguintes documentos:

    Cópia do RG; Cópia do CPF; Comprovante de Residência (xerox); Comprovante de estado civil (cópia); Carteira de trabalho (cópia); Extrato do FGTS (em caso de utilizá-lo para a compra do imóvel); Se casado, apresentar os mesmos documentos do cônjuge; Se for separado, apresentar a cópia da certidão de casamento com averbação; No caso de ser empresário apresentar declaração de imposto de renda.
     

  • Além do valor do imóvel previamente acordado, é de resposabilidade do comprador arcar com outros custos para a compra de um imóvel. Como por exemplo:

    ITBI – Que pode variar de 2% a 5% sobre o valor total do imóvel e é pago ao município.

    Registro de compra no cartório – O valor pode variar de acordo com o estado (inclua o valor aqui de acordo com a sua região de atuação)

    Escritura pública do imóvel – Em média a escritura pública do imóvel custa 0,6% do valor total do imóvel.

    Mas, se você estiver comprando seu primeiro imóvel de no máximo 500 mil reais você tem um desconto de 50% nos valores de registro do imóvel e escritura.

  • Além da necessidade de não ter pendências financeiras e apresentar um bom score de crédito, também se mostra necessário ter atenção com outros pontos que impedem a aprovação da compra do imóvel. Um dos principais é já ter outros financiamentos que comprometem sua renda. 

    Atualmente, não se pode usar mais de 30% do rendimento familiar para o pagamento das parcelas mensais e, dessa forma, a aprovação fica mais complicada quando existe um financiamento que chega perto desse valor. 

    Outro questão é não apresentar renda compatível com o valor do imóvel desejado. Vale destacar que cada instituição possui regras específicas. No entanto, na maioria dos casos, a renda costuma ser dividida em faixas e cada uma apresenta um teto referente ao preço total do financiamento.
     

  • O imóvel é avaliado por um profissional contratado pelo banco ou empresa responsável pela sua venda. Ele analisará as condições do local e a sua regularidade, além da metragem e conservação de acordo com o tempo de uso.

    Podem ser utilizados outros critérios que não estão diretamente relacionados ao imóvel, como a situação do mercado imobiliário e a média de preços na região.
     

  • O contrato de compra e venda de imóveis é feito assim que há um acordo entre ambas as partes para realizar a transação de compra de um imóvel.

    Esse contrato então, pode ser efetivado através de um instrumento particular ou por instrumento público que nesse caso é lavrado em um cartório de notas.

    Quanto a escritura definitiva é o documento pelo qual se transmite a propriedade legal do imóvel. Exceto em casos de compras feitas à vista a escritura definitiva só é entregue após a quitação do imóvel. Seja por meio de financiamento bancário ou qualquer outra forma de compra.